sexta-feira, 22 de maio de 2015

ACORDES MÁGICOS



O desinteresse pela leitura e, principalmente, a dificuldade de utilizar esta ferramenta tão importante para o aprendizado é, sem sombra de dúvida, um dos principais entraves para a melhoria do sistema educacional no Brasil. Os dados da última pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), revelam que metade dos nossos estudantes não compreendem o que leem. Este dado inquietante joga luz sobre as razões que levam o aluno brasileiro a  perder o interesse pela leitura. Afinal de contas, ninguém se interessa por aquilo que não compreende. Reverter esse quadro é um desafio que começa na base, no ensino fundamental. E a música, pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar nesse processo.
Desde a Grécia antiga, berço da civilização ocidental, aedos e rapizodos cantavam de porta em porta como forma de transmitir mitos, lendas e disseminar a própria história da humanidade. A música, portanto, sempre esteve presente nas narrativas do período em que a oralidade era a única forma de “aprisionar” a informação.
Neste alvorecer do terceiro milênio, quando a escrita e outras formas de fixação da palavra estão alegremente acessíveis nos quatro cantos do planeta, a música ainda mantém um poder fascinante, sobretudo em países como o Brasil, comprovadamente o lugar que tem o povo mais apaixonado por música em todo o mundo.
Mas formar futuros leitores, estimular o gosto e manter o interesse pela leitura, além de vencer o analfabetismo funcional e proporcionar a compreensão do que se lê não são tarefas fáceis nem conquistas que se possam obter através de uma única ação. É nesse contexto que propomos a apropriação das diversas plataformas atuais de fixação da palavra e da imagem, atrelada ao uso de narrativas em versos musicados, como uma das estratégias para despertar e manter o interesse pela leitura. 
E como diz a estória: quem souber que conte outra.
                                                                
                                                                                    Rafael Júnior
                                                                                     Pedagogo/músico/escritor

Acesse e curta nossa Fanpage: www.facebook.com/escoladebrinquedo


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário