“Um livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar”
Rubem Alves
Aos olhos de uma
criança, tudo é brinquedo. Uma folha de papel pode se tornar um avião, um barquinho,
um tapete mágico, uma bola, um chapéu ou, até mesmo, uma simples folha de papel (de
brinquedo, é claro).
Nós adultos, em
algum momento da vida, perdemos a capacidade de entender esta característica do
comportamento infantil e passamos a dividir as coisas em dois grupos distintos:
brinquedos e não-brinquedos. É quando deixamos de ser criança.
Como nos ensina Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Mas a criança aprende a ler o mundo brincando, porque para ela o mundo é um brinquedo. Assim, o processo de alfabetização e a busca pela formação de futuros leitores passa, necessariamente, pelo ato de brincar com as letras e com as palavras.
Quando dizemos a uma criança “isso não é brinquedo”, estamos fazendo uma afirmação totalmente incompreensível, seja lá a que coisa estejamos nos referindo como não sendo brinquedo.
Como nos ensina Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Mas a criança aprende a ler o mundo brincando, porque para ela o mundo é um brinquedo. Assim, o processo de alfabetização e a busca pela formação de futuros leitores passa, necessariamente, pelo ato de brincar com as letras e com as palavras.
Quando dizemos a uma criança “isso não é brinquedo”, estamos fazendo uma afirmação totalmente incompreensível, seja lá a que coisa estejamos nos referindo como não sendo brinquedo.
Ah, mas brincar
com fogo pode queimar.
Sim. Mas ai é que entra a intervenção do adulto,
estabelecendo limites, sem desconstruir a fantasia infantil. Há brinquedos dos
quais não se pode chegar perto, seja pela distância (como as nuvens), seja pelo
perigo (como o fogo). Um belo show de fogos de artifício é ou não é um
brinquedo super divertido?
Brincar com
livros, tocar, até mesmo rasgar as páginas faz parte do aprendizado. É uma
forma de aprender a gostar do brinquedo, de experimentar outras possibilidades.
Um livro pode se transformar num carrinho, numa cabana, pode até mesmo servir
para ser lido. Esta liberdade inicial para explorar o brinquedo acaba sendo decisiva para a
relação da criança com a leitura. E isso vai fazer uma diferença enorme no
futuro.
Livro é coisa séria.
Mas brincar também é.
Criança tem mais é que brincar. Veja o vídeo acima.
Rafael Júnior
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