Acordei assistindo na TV uma notícia que realimenta a
polêmica sobre a lei que proíbe o uso do celular na sala de aula. A questão dá
pano pra manga e parece nos levar a muito mais perguntas do que respostas.
Vejamos algumas questões:
· O celular atrapalha a aula?
· A proibição resolve o problema?
· É possível obter melhores resultados
sem proibição?
· Por que proibir?
· Por que não proibir?
· Qual o papel do professor nessa
discussão?
· Qual o papel dos pais nessa
discussão?
· A criança também deve ser ouvida
sobre o tema?
Poderíamos prolongar a discussão
formulando e reformulando questões por páginas e páginas. Há milhares de
argumentos contra e outros milhares a favor da proibição, o que sugere a necessidade de uma maior reflexão sobre o tema. O mais importante, no
entanto, é ouvir com respeito e atenção os argumentos contrários ao nosso ponto
de vista e usar o bom senso.
Concordar, discordar, discutir, mudar
de opinião, tudo isso faz parte do nosso permanente aprendizado. Vale a pena pensar
mais um pouco, antes de pegar em armas para defender ou atacar qualquer um dos
lados.
Isso não significa que a Escola de
Brinquedo esteja em cima do muro. Somos contra medidas impositivas, mas somos a
favor do debate e estamos abertos a mudar de opinião, sempre que isso puder
trazer benefícios para as crianças e para a educação.
Rafael Júnior
Pedagogo/músico/escritor
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