As emissões de gases pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição sujeira. Vamos primeiro ver algumas boas notícias:
Projetos Sustentáveis: De acordo com uma relatório divulgado recentemente pelos membros do Carbon Disclosure Project- - Cities (Projeto de Divulgação do Carbono), de todos os maiores centro urbanos mundiais, cerca de 69% deles já possuem ou desenvolvem algum tipo de programa específico para a redução de emissões de gases que ocasionam o efeito estufa. Estima-se que 50% da população mundial viva em áreas urbanas e que 70% de toda poluição mundial seja emitida por grandes centros urbanos. Com essa porcentagem de cidades desenvolvendo projetos e incentivando políticas verdes, podemos afirmar que em breve estaremos dando novos rumos ao futuro do planeta. Fonte: http://planetaunimed.com.br/noticia172-unimed.

corpos d’água e sobrecarregando aterros sanitários.
INCRÍVEL TUDO QUE SE PODE FAZER COM O LIXO! MAS NÃO SE FAZ MUITO NÃO É ???
EXISTEM EXCEÇÕES.
Carro que usa lixo como combustível chega a 183 km/h: Uma equipe de engenheiros britânicos criou o Bio-Bug, um carro ecológico que usa gás metano extraído de lixo orgânico e dejetos humanos como combustível. O “Bio-Bug” é um New Beetle adaptado e pode alcançar uma velocidade máxima de 183 km/h. O motor é híbrido e, além do gás metano, também deve ter gasolina no tanque. Sua partida é feita usando gasolina e o gás metano só começa a ser consumido após o aquecimento do motor. Segundo os engenheiros, os dejetos do esgoto de cerca de 70 casas são suficientes para abastecer o “Bio-Bug” por cerca de 17 mil quilômetros. O biogás usado no veículo é produzido a partir de restos de alimento, lixo orgânico e fezes de animais. O gás é gerado pela digestão anaeróbica de bactérias, que consomem oxgênio e “quebram” as moléculas de materiais biodegradáveis para produzir o metano. A tecnologia de transfomar dejetos humanos em combustível já foi utilizada anteriormente, mas esta é a primeira vez que um carro roda com gás metano sem perder performance. Mohammed Saddiq, executivo da GENeco, empresa que desenvolveu o protótipo, afirma que os motoristas não sentirão a diferença ao dirigir um Bio-Bug. “Antigamente, o gás metano não era puro o bastante para abastecer veículos sem prejudicar a performance”, disse, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. Ainda em fase de protótipo, o Bio-Bug não tem data prevista para entrar no mercado. A empresa GENeco, no entanto, já afirmou que irá modificar toda a frota da companhia para rodar com gás metano de dejetos humanos. Fonte: Revista Galileu e link http://www.vialandauto.com.br/blog/?p=2042

Você já viu carros movidos a metano?
Este
tipo de veículo começa a se tornar popular na Itália. O Metano custa menos da
metade que a gasolina e não emite gases que provocam o efeito estufa. Para
completar, o governo italiano criou incentivos fiscais que fizeram os preços
cair. Resultado é que, hoje, quem quiser comprar
um carro movido a metano vai pagar o mesmo que num carro convencional, com a vantagem
de que rodar com o novo combustível é muito mais barato. Veja o vídeo no link
http://www.techlider.com.br/2009/06/voce-ja-viu-carros-movidos-a-metano/.
INFELIZMENTE, OS INTERESSES NO MUNDO SÃO TOTALMENTE DIRECIONADOS AO PETRÓLEO. MAS ESTAMOS NO CAMINHO CERTONeste caso específico, o que podemos fazer para contribuir é muito pouco, mas existem procedimentos que ajudam, como por exemplo:
- Utilize ao máximo os transportes coletivos, especialmente o metro.
- Se for de carro, combine caronas e revezamentos de veículos, com amigos e conhecidos. Além de ser uma atitude consciente, ainda pode te ajudar a fazer novos amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário